Agora mesmo cientistas estão correndo contra o tempo na tentativa de desenvolver uma vacina capaz de combater o novo Coronavírus. A Organização Mundial de Saúde calcula que em média 20 imunizantes diferentes estão sendo estudados em diversas partes do mundo, e pelo menos 5 já foram testados em humanos.
Na China e nos Estados Unidos os testes sinalizam avanço, um dos laboratórios que vem testando a vacina em voluntários é financiado pelo fundador da Microsoft, Bill Gates. Aí as vacinas foram injetadas em duas doses em cerca de 40 voluntários, em um período de tempo separado por quatro semanas entre cada dose. A expectativa é de que até setembro o laboratório tenha os primeiros resultados sobre a segurança e eficácia da vacina.
No Brasil pesquisadores do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (Incor) e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), estão desenvolvendo uma vacina, os cientistas brasileiros esperam acelerar o desenvolvimento e conseguir chegar, nos próximos meses, a uma candidata contra o novo coronavírus que possa ser testada em animais.
A velocidade das pesquisas e de todo o processo que envolve estudos, testes e desenvolvimento sobre vacinas, supera tudo que já foi realizado até hoje nesta área. Diante da emergência mundial alguns controles estritos foram relaxados, porém isso não é garantia de sucesso, já que é um processo onde tentativas e erros fazem parte de cada descoberta.
As notícias são animadoras, mas precisamos permanecer com os pés no chão pois se trata de um vírus completamente novo, e as candidatas a imunização que estão análise agora ainda não são cem por cento seguras.
Digite a senha para acessar!