As baixas temperaturas e o clima seco do inverno podem causar desde gripes, até pneumonias. Doenças que levam centenas de pessoas à morte, mas que podem ser prevenidas com vacina.
Quem nunca passou alguns dias frios gripado, resfriado ou mesmo doente? Ao contrário do que muitos pensam, não é o frio que nos deixa assim, mas os vírus e bactérias que sobrevivem melhor nesse meio seco e com temperaturas baixas.
Como se as condições ideais para a sobrevivência desses micro-organismos não fosse o bastante, no inverno, temos tendência a manter os ambientes mais fechados e ficar mais aglomerados, o que diminui a circulação de ar, e aumenta a transmissão de doenças.
Dentre essas, um dos casos de doenças que mais aumentam no inverno, são as pneumocócicas. A doença pneumocócica refere-se a qualquer doença causada por bactérias pneumocócicas. São elas:
P.S: Bacteremia e meningite são infecções pneumocócicas invasivas, normalmente muito graves, que levam à hospitalização, ou, até mesmo, à morte.
E essas doenças de inverno, quando associadas à gripe, têm o quadro agravado.
Segundo a infectologista Sabrina Sgambatti, da CEDIPI Goiânia, a maioria das infecções pneumocócicas são leves. No entanto, algumas podem resultar em problemas de longo prazo, como danos cerebrais ou perda auditiva. Meningite, bacteremia e pneumonia causada pela doença pneumocócica podem ser fatais.
A PREVENÇÃO É SIMPLES
Mas como podemos evitar essas doenças de inverno?
De forma simples: com a vacina.
Existem dois tipos de vacinas disponíveis no Mercado Privado Brasileiro:
A Vacina Pneumocócica 13 Valente Conjugada (PCV13) é recomendada para todas as crianças menores de 2 anos e pessoas com 2 anos ou mais com determinadas condições médicas. Adultos com 50 anos ou mais também devem ser vacinados.
Já a Vacina Pneumocócica 23 Valente Polissacarídica é indicada para todos os adultos de 65 anos ou mais, pessoas de 2 a 64 anos com determinadas condições médicas e adultos de 19 a 64 anos que sejam fumantes ou tenham alguma comorbidade que indique a vacinação.
Leia também: O que difere a Vacinação pública da particular?
E QUANTO À GRIPE?
Então, além das doenças pneumocócias, a gripe também infecta milhares de pessoas todos os anos. Ela pode ter complicações sérias, como pneumonias, e levar à óbito.
Aqui na CEDIPI Goiânia você pode receber as vacinas pneumocócicas e a da gripe, além de colocar a carteira de vacinação em dia.
Não deixe de cuidar da sua saúde e da saúde de sua família.
Entre em contato para agendar o seu horário.
Digite a senha para acessar!