Estudo realizado nos EUA sugere que a vacina contra a influenza pode proteger em 24% contra o coronavírus também.
Uma publicação recente em uma revista americana científica, sugere que a vacina da gripe, aplicada no ano anterior, pode proteger contra a infecção por COVID-19.
Além disso, a vacina da gripe também ajudou a diminuir a necessidade de internações e os casos foram menos graves.
Estes achados merecem algumas considerações:
A provável explicação para as descobertas do estudo é que vacinando contra influenza, você previne desfechos que são comuns a ambos (influenza e COVID-19), como infarto do miocárdio, AVC, e demais problemas cardiovasculares e pulmonares.
Também sabemos que existem interações entre vírus da influenza com outras viroses respiratórias e provavelmente com o SARS-COV-2, bem como bactérias causadoras de eventos infecciosos do sistema respiratório, caudadas pelo pneumococo Haemophilus b, entre outros.
Posso confiar totalmente neste estudo?
Como esse foi um estudo observacional (ou seja, apenas observou um evento, sem ir a fundo em suas causas e consequências), devemos interpretar estes resultados com cautela.
O motivo se dá por conta dos vieses (possibilidade de erros metodológicos) que os próprios autores citam na discussão.
Apesar disso, o banco de dados que eles utilizaram é muito grande e confiável, já que foram analisadas 27.000 pessoas.
Em um futuro recente, estudos prospectivos com tamanho suficiente da amostra e bem desenhados, deverão ajudar a minimizar dúvidas sobre a diminuição de infecção por COVID-19, bem como outros desfechos (adoecimento e prevenção de formas graves) pela utilização da vacina contra Influenza.
A partir deste ano teremos, cada vez mais, evidências sobre a relação entre vacinação contra Influenza e desfechos (prevenção e adoecimento) da COVID-19.
Mas então, o que podemos fazer nesse momento?
A resposta é: vacinação contra Influenza o mais rápido possível!
Lembrando que a vacina contra a COVID-19 não deve ser aplicada no mesmo dia que qualquer outra vacina, incluindo a da Gripe, e o intervalo entre elas deve ser de 14 dias.
Para agendar sua vacina, basta clicar no link: https://api.whatsapp.com/send?phone=5562984029124
Digite a senha para acessar!